Espaços Verdes

Jardim da Gulbenkian lidera preferências

O Jardim da Fundação Calouste Gulbenkian é o mais frequentado pelos lisboetas. O Parque Eduardo VII também está no top 5 das preferências.

Redacção

16/09/2018

O jardim da Fundação Calouste Gulbenkian lidera as preferências dos lisboetas quanto a espaços verdes. A nossa freguesia tem um segundo parque no top 5 dos mais visitados: o Parque Eduardo VII. A conclusão retira-se de um inquérito realizado pelo Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais (cE3c), da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, em colaboração com a Câmara de Lisboa no âmbito do projecto europeu Green Surge e do Plano de Acção Local para a Biodiversidade 2020.

Parque Eduardo VII

O inquérito serviu para identificar as zonas da cidade com maior cobertura verde, assim como conhecer os espaços mais frequentados da cidade. No total foram abrangidos 2091 inquiridos, dos quais 51 % mulheres. Os inquiridos pelo estudo referem que a proximidade é determinante na escolha dos seus espaços verdes preferidos. Logo depois surgem a tranquilidade e o contacto com a Natureza; a beleza e a biodiversidade; e, por fim, o possuírem parque infantil.

Estas circunstâncias determinam o comportamento dos cidadãos. Ana Catarina Luz, bióloga e responsável pelo referido inquérito, afirma que “que os residentes não têm igual acesso aos espaços verdes, devido à distribuição desigual dos mesmos dentro da cidade”. As “pessoas que vivem em áreas residenciais com mais área verde e com maior densidade verde, frequentam na sua maioria os espaços verdes da sua área, enquanto os que residem em zonas com pouca área verde, optam por sair da sua zona e muitas vezes visitar os jardins mais emblemáticos da cidade (Gulbenkian, Estrela, Campo Grande, Parque Eduardo VII ou Monsanto), sobrecarregando-os”.f

opinião

Dê-nos a sua opinião

NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

REGRAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.fregues.pt reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.fregues.pt

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.