Liga dos Combatentes

Exaltar o amor à Pátria

Redacção

17/04/2018

A Liga dos Combatentes (LC) é uma organização cívica e patriótica portuguesa que reúne os antigos combatentes das forças armadas e de segurança. A LC é uma pessoa colectiva de utilidade pública administrativa tutelada pelo Ministério da Defesa Nacional. Os principais membros são antigos combatentes das forças armadas e de segurança que participaram em missões de guerra ou de manutenção de paz. Existem também outras categorias de sócios que incluem outros militares, civis que tenham participado em missões de guerra, familiares de antigos combatentes, civis, entre outros interessados. 

Entre os principais objectivos contam-se a exaltação do amor à Pátria e dos símbolos nacionais; a promoção internacional do prestígio de Portugal; a protecção e o auxílio mútuo dos antigos combatentes; a colaboração com as entidades públicas no auxílio aos antigos combatentes; o desenvolvimento de actividades culturais e educacionais em benefício do país e dos antigos combatentes.


Desde 1921


A actual organização tem as suas raízes em 1921, com a criação da Liga dos Combatentes da Grande Guerra que surgiu para responder às necessidades dos antigos combatentes portugueses e suas famílias, quer como forma de defender os seus interesses junto das autoridades políticas e administrativas, quer como órgão de assistência material aos militares, viúvas órfãos. Não obstante, a Liga só seria oficializada em 1929, com a eleição dos primeiros corpos dirigentes e a aprovação dos seus estatutos.

A 5 de Setembro de 1932 foi feita Comendadora da Ordem Militar da Torre e Espada, do Valor, Lealdade e Mérito e a 29 de Julho de 1937 foi feita Comendadora da Ordem de Benemerência. Posteriormente, passou a ser aberta a todos os ex-combatentes portugueses, alterando a sua designação para Liga dos Combatentes. A 20 de Novembro de 1968, foi feita Membro-Honorário da Ordem do Infante D.Henrique e a 5 de Outubro de 2016, foi feita Membro-Honorário da Ordem do Mérito.f

opinião

Dê-nos a sua opinião

NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

REGRAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.fregues.pt reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.fregues.pt

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.