Mais

Lençóis: o que deve saber na hora de os lavar

Redacção

19/04/2018

Lençóis e toalhas de banho são os tecidos que mais se impregnam de bactérias e microorganismos. Podem parecer limpos à vista desarmada, mas são muitos vulneráveis à sujidade: as toalhas devido à humidade facilmente têm gérmens; os lençóis apanham pó para além de tudo o que levamos para a cama (pêlos, cabelos, etc). A lista de organismos que podem ser encontrados em lençóis usados é grande: ácaros, as bactérias, pele morta, os pelos, o pó, os restos de creme hidratante, todo o género de secreções secas (por exemplo, suor e saliva), insectos, pólen, fungos, caspa e até mesmo, partículas orgânicas.


Pelo menos uma vez por semana


De acordo com o director de microbiologia clínica do Centro Médico Langone de Nova York (Estados Unidos), os lençóis devem ser lavados pelo menos 1 vez por semana. Este ritmo deve ser ainda mais curto se está doente. O mesmo é válido para quem tem o hábito de dormir nu ou se a temperatura exterior for elevada. Assim, deverá substituir os lençóis mais vezes por semana de Verão do que no Inverno. Deverá prestar a mesma atenção às toalhas de banho, tapetes de banho e cortinas da banheira. 

Para uma lavagem correcta dos lençóis deverá começar por ler as instruções na etiqueta para evitar estragá-los. As temperaturas elevadas, para além de provocarem desgaste dos tecidos, provocam o encolhimento das fibras. Opte por uma temperatura mais baixa para lavar os seus lençóis. Recomenda-se a lavagem a 60° se você usou os lençóis por mais de uma semana, e 40° se a lavagem é feita toda semana.

Por vezes, fazemos uma máquina com lençóis e toalhas. Contudo, não é muito aconselhável não só devido à alta temperatura a que devem ser lavados os lençóis, mas também porque a toalhas têm tendência para largar algum pêlo e provocam alguma fricção, encurtando a vida dos lençóis.Por outro lado, não se devem deixar os lençóis na máquina de lavar. Se os retirar após o fim da lavagem, será mais fácil ficarem sem vincos durante a secagem. Se foram para máquina de secar e os retirar enquanto estiverem quentes, bastará dobrá-los ou estendê-los na cama e não precisarão de ser passados a ferro.  

Quanto a detergentes, de preferência use os mais suaves,como os indicados para a roupa de bebé. Assim, prolongará a vida dos seus lençóis ao mesmo tempo que os deixará limpos. Os detergentes demasiado agressivos, bons para retirar nódoas resistentes não são contudo, indicados para lavar lençóis. A sujidade dos lençóis não é comparável à das calças de ganga ou outras peças de roupa.f

opinião

Dê-nos a sua opinião

NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

REGRAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.fregues.pt reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.fregues.pt

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.