Cabecero Benfica

Benfica fora dos planos do Metropolitano

Benfica parece estar definitivamente fora dos planos de expansão do Metropolitano de Lisboa. No entanto, a expansão da rede para outras bandas da cidade não colhem consenso.

Redacção

16/04/2018

Há décadas que se fala na construção de uma extensão do “Metro” entre o Colombo e a Estação de Benfica: “Uma solução que custa milhões e que nunca passou da fase de projecto”, dizem-nos. Entretanto, no Plano Director Municipal (PDM) ainda se referem outras alternativas: a expansão da Linha Azul com uma proposta de derivação o Colégio Militar e a Pontinha, para promover a oferta na zona de Benfica, com a construção de novas estações na Av. do Uruguai e junto às Portas de Benfica. Estas ideias parecem estar agora abandonadas a favor da implementação do metro de superfície ou dos eléctricos rápidos e serão consolidadas na revisão do PDM que se realizará até 2021. A estação de Metro mais próximo da freguesia é a do Colégio Militar (Colombo) que regista 11.955.730 passageiros.


Linha circular


A aposta do Metropolitano na “densificação da rede no centro da cidade” através de um anel e com a criação de uma linha circular, a Verde, que terá duas novas estações até 2022: Estrela e Santos que ligará o Rato e o Cais Sodré. Segundo o novo plano, a Linha Amarela passará a ligar Odivelas a Telheiras (com desvio no Campo Grande) e as restantes actuais estações que fazem parte desta linha (Cidade Universitária-Rato) passarão a fazer parte da Verde, que irá assumir um trajecto circular. Contudo, esta solução não colhe consenso. De acordo com Fernandes Nunes da Silva, professor do Instituto Superior Técnico, que já foi vereador da mobilidade da Câmara de Lisboa, classifica esta solução como “aberrante”, tendo sido chumbada pela própria empresa do ponto de vista construtivo e operacional.f

opinião

Dê-nos a sua opinião

NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

REGRAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.fregues.pt reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.fregues.pt

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.