Cabecero Benfica

Monsanto: trilhos melhorados

A Câmara Municipal de Lisboa (CML) deu início a uma intervenção global de melhoria da mobilidade suave no Parque Florestal de Monsanto.

Nota de imprensa

19/02/2018 | Fonte: Terras Sem Sombra

Pode ler: Disciplinar utilização

A implementação de medidas de acalmia do tráfego e a resolução dos pontos de conflito entre as diferentes mobilidades, para além da mobilidade suave nos trilhos, a intervenção camarária contemplou ainda a melhoria dos pavimentos nos trilhos. A recarga de uma caixa de brita permeável, confinada por um lancil de madeira, para evitar a mistura de materiais e possibilitar a circulação a enxuto com a rigidez adequada à marcha ou à corrida foi outros dos objectivos da CML.

Com a oxidação, a brita, inicialmente de cor branca, em breve, deixará de ter impacto visual contrastante com o resto do terreno. Esta intervenção vai regularizar os trilhos permitindo a renaturalizando de alguns espaços que vão funcionar como aceiros para evitar a propagação dos incêndios florestais, assim como permitir a circulação de viaturas de socorro.

Disciplinar utilização
A ideia é impedir que os utentes criem aleatoriamente novos caminhos pela mata. Os antigos trilhos, não enquadrados na requalificação, serão progressivamente naturalizados, combatendo a proliferação de trilhos informais que têm surgido um pouco por todo o PFM. Nos locais onde os trilhos confinam com situações de risco, (por exemplo a circulação automóvel) vão ser colocadas guardas de madeira para proporcionar maior segurança aos utentes. A acalmia do tráfego automóvel passará pelo redesenho de alguns nós viários e pela colocação de dispositivos limitadores da circulação de viaturas a velocidades superiores ao legalmente estabelecido para as localidades.

Nos pontos de conflito entre as diferentes mobilidades serão instaladas passadeiras para peões e barreiras nos trilhos para diminuir a velocidade de corredores no acesso aos atravessamentos de vias automóvel. Finalmente, vai ser colocada sinalética com informação sobre os trilhos em diversos locais do Parque Florestal de Monsanto.f

opinião

Dê-nos a sua opinião

NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

REGRAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.fregues.pt reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.fregues.pt

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.