O Dia Internacional da Língua Portuguesa

A língua portuguesa é uma das mais relevantes línguas internacionais contemporâneas e um poderoso instrumento cultural na globalização e na comunicação universal.

Redacção

19/04/2018

A institucionalização do Dia Internacional da Língua Portuguesa deve-se à acção da Sociedade de Língua Portuguesa (SPL). A ideia, levada ao conhecimento do Presidente da Assembleia da República, foi apresentada ao Plenário e saudada por aclamação e de pé por todos os deputados, conforme se relata no Diário das Sessões de 12 de Setembro desse ano. Mas só 33 anos depois foi levada à prática: a 20 de Junho de 2014, a Assembleia da República votou, por unanimidade, a instituição do referido dia.

Os deputados consideraram que "a Língua Portuguesa é, hoje, uma das mais importantes línguas globais, a quarta mais falada no mundo, a terceira língua europeia global, a língua mais falada no hemisfério sul, uma língua presente em todos os continentes e em crescimento”. No documento afirma-se que a língua portuguesa “é uma das mais relevantes línguas internacionais contemporâneas e um poderoso instrumento cultural na globalização e na comunicação universal”. Ficou decidido que seria celebrada a 5 de Maio, coincidindo com o Dia da Língua Portuguesa e das Culturas, entretanto, instituído pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), em 2009. 

Actualmente, as celebrações do Dia da Língua Portuguesa e das Culturas realizam-se em 49 países e assinala "uma das grandes línguas globais" falada por 261 milhões de pessoas e a língua mais falada no hemisfério sul. Prevê-se que a língua portuguesa se expanda a 400 milhões de falantes em meados deste século, relacionando esta previsão com o potencial demográfico de crescimento dos países africanos da CPLP. 

Outra data que também celebra a Língua Portuguesa é o dia 10 de Junho, comemorada principalmente em Portugal. A escolha desta data é uma homenagem ao icónico poeta Luiz Vaz de Camões, o autor de “Os Lusíadas”. 

opinião

Dê-nos a sua opinião

NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

REGRAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.fregues.pt reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.fregues.pt

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.