Freguês prevenido

Existe na nossa freguesia um tipo de crime que pode ter índices bastante mais baixos, bastando que cada um de nós seja mais prevenido. Referimo-nos ao furto no interior de viatura. Quem de nós não conhece alguém que já tenha sido vítima deste crime?

PSP

17/06/2018

Vamos por partes. À PSP compete a garantia da ordem e da tranquilidade públicas que compreende a segurança de pessoas e bens, através de acções de patrulhamento e de vigilância dos locais, procurando, sobretudo, prevenir o cometimento de crimes, modo de potenciar o sentimento de segurança. A cidade clama por mais polícia, mas na verdade o que se pretende é uma melhor polícia: mais interventiva e participativa, conhecedora dos problemas locais e preocupada com a sua resolução (se de sua competência) ou do seu rápido encaminhamento.


Hoje, falar-se de polícia é pensar num trabalho em rede com a participação de todos. Sim, de todos: incluímo-lo a si, caro leitor!
Quantas vezes deixou ou conhece alguém que deixa, pertences dentro da viatura? Os documentos “escondidos” no seu interior? Objectos no porta-bagagens, passando-os para aquele espaço no local onde estaciona? A carteira no porta-luvas ou debaixo do banco? Ou ainda, as chaves de casa na prateleira da porta?
E quantas vezes deixa a sua viatura estacionada num local escuro, onde as copas das árvores são mais baixas do que a iluminação pública?


A cada um de nós compete promover comportamentos seguros e potenciar o trabalho em rede para que possamos ter melhor policiamento na nossa freguesia. Evite cometer os comportamentos que enunciámos. Partilhe a ideia com os seus amigos. Denuncie as situações para que potenciemos a nossa acção!


Para além das Esquadras da PSP, onde as denúncias são formalizadas, em Lisboa existe o serviço “Na minha rua” (http://www.cm-lisboa.pt/servicos/servicos-online/na-minha-rua ou 808 203 232 | 218 170 552, das 8h às 20h, de 2.ª a sábado), que pode ajudar a prevenir estas situações, entre outras, contribuindo para o sentimento de segurança. Desde espaços verdes, a equipamentos municipais, da higiene urbana, à iluminação pública, passando por estradas e sinalização, passeios e acessibilidades e segurança pública e ruído. A sua comunicação pode contribuir para uma freguesia mais vivida!

Voltaremos a este assunto. Já agora, votos de um 2018 seguro.f

Contactos: Benfica 20.ª Esquadra na Rua André de Resende, Telefone :217 108 220

                 Bairro da Boavista 43.ª Esquadra na Rua do Azevinho Telefone.: 217606073

opinião

Dê-nos a sua opinião

NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

REGRAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.fregues.pt reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.fregues.pt

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.