De regresso a escola

"Olhe para o estacionamento junto às escolas. Pense nas crianças e jovens. Chegue um pouco mais cedo para as deixar ou recolher e opte por lugares que desimpeçam os portões das escolas."

Redacção com a colaboração da Polícia de Segurança Pública

16/09/2018

O início do ano escolar marca o regresso de muitas das nossas crianças e jovens, bem como os seus familiares, aos ritmos e rotinas diárias. Assim, para que todos os alunos, pais, encarregados de educação, professores e auxiliares possam iniciar mais um ano lectivo em segurança, as Equipas do Programa Escola (EPES) junto aos estabelecimentos de ensino e nos trajectos entre a residência e o estabelecimento de ensino, efectuam um policiamento de proximidade que privilegia a visibilidade e a prevenção, garantindo a segurança de pessoas e bens.

Ao longo dos anos e de forma a adaptar-se à sociedade em determinadas áreas, a PSP alterou o modelo de policiamento, elaborando Directivas Estratégicas e Operacionais, através do Modelo Integrado de Policiamento de Proximidade (MIPP). O Programa Escola Segura (PES) é um vector desse modelo, datando a sua criação de 1992, através de um protocolo entre os ministérios da Administração Interna e da Educação. O PES é um instrumento de actuação preventiva e visa reduzir e erradicar a criminalidade nas escolas e no meio envolvente, desde o pré-escolar até ao ensino secundário, e em estabelecimentos de ensino público, privado ou cooperativo.

A PSP através desta Equipas desenvolve inúmeras campanhas de sensibilização junto de toda a comunidade escolar e seus parceiros, não estando alheia a todas as situações que vão surgindo e evoluindo ao nível social (Operação “Estrada Segura”), cultural (Operação “No namoro não há guerra”), educacional (Programa “Eu faço como diz o Falco”, “A pulseira das Conchas”), tecnológico (Programa “Comunicar em Segurança”, “Clica em Segurança”) e legal, estando assim vigilantes e, quando necessário,
actuando de forma mais reactiva.

A 3.ª Divisão Policial da PSP de Lisboa tem um endereço de correio electrónico escolasegura.3div. lisboa@psp.pt, dedicado a este tema, podendo utilizar de igual forma o número de telefone 21 POLÍCIA (217 654 242). É um dever de todos nós, zelarmos e protegermos o ambiente escolar, pois é nele que estamos a construir o futuro de toda a nossa sociedade.

Olhe para o estacionamento junto às escolas. Pense nas crianças e jovens. Chegue um pouco mais cedo para as deixar ou recolher e opte por lugares que desimpeçam os portões das escolas. Votos um excelente regresso às aulas em segurança! f

 

                  Contactos

Benfica 3ª Esquadra de Investigação Criminal

Rua André de Resende, s/n 1500-040 Lisboa

Telefone :217 108 274    Fax: 217 108 296

Email: 3eic.lisboa@psp.pt

opinião

Dê-nos a sua opinião

NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

REGRAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.fregues.pt reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.fregues.pt

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.