Cabecero São Domingos de Benfica

Delfim Santos: pais exigem retirada de amianto

A remoção do amianto das coberturas da Escola Básica Delfim Santos é uma prioridade da nova direcção da Associação de Pais, eleita no passado dia 21 de Março, presidida por Paula Rodrigues.

Redacção

17/04/2018

No princípio de 2017, a intervenção foi considerada urgente e prioritária por técnicos da Direcção Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGESTE). Este estabelecimento de ensino tem 1400 alunos, 95 professores e 36 auxiliares.

Em todo os pavilhões

Em todos os pavilhões, à excepção do Pavilhão F e do Pavilhão Gimnodesportivo, existe amianto na cobertura que se encontra deteriorada com alguns buracos. Nos telheiros, o amianto está em contacto directo com o ar. Os encarregados de educação não aceitam os argumentos segundo os quais as estruturas não se apresentam friáveis. “Com as intempéries já terão existido, inevitavelmente, alterações na estrutura do fribocimento”, afirmam.

Segundo os pais, “para agravar a situação, alguns alunos saltam e dão pancadas nas coberturas dos telheiros, havendo relatos de que alguns sobem aos telheiros e bebem a água que escorre por eles”.

A Delfim Santos é composta por vários pavilhões e dispõe de pouco espaço coberto. Em dias de chuva, os alunos permanecem no espaço exterior, abrigando-se nos telheiros. Os efeitos da exposição ao amianto só se fazem sentir décadas depois e estão documentados cientificamente. “As escolas que tinham amianto nas suas coberturas apresentavam prevalência elevada de doenças oncológicas no corpo docente, podendo ser estabelecida uma correlação significativa” referem. 

Pavilhão de madeira a cair 

Os pais chamam também a atenção para o pavilhão “F”, feito de madeira e tabique, que existe desde 1981, a título “provisório”, aquando da criação da escola e onde são leccionadas aulas do 8.º e 9.º anos e onde funcionam os laboratórios de Físico-Químicas do 3.º ciclo. “O solo cedeu e tem buracos na estrutura”, salientam. 

A remodelação das instalações sanitárias é também defendida pela Associação de Pais.f

opinião

Dê-nos a sua opinião

NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

REGRAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.fregues.pt reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.fregues.pt

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.