Cabecero São Domingos de Benfica

Quiosque da saúde sem abertura à vista

Regina Mendes

17/04/2018

O “Quiosque da Saúde” abriu em Setembro de 2016, na Estrada da Luz ao fundo da Rua dos Soeiros, com o objectivo de fazer chegar à população cuidados de saúde primários. Mas fechou portas no final do ano passado devido à não renovação do protocolo com a Junta de Freguesia de São Domingos de Benfica (JFSDB).

O “Quiosque da Saúde” é um projecto criado pela Associação Conversa Amiga (ACA) por forma a combater a falta de acesso aos cuidados de saúde que afecta principalmente a população idosa. Portugal é o segundo país mais envelhecido da Europa, segundo um estudo realizado pelo Instituto de Berlim para a População e o Desenvolvimento. 

Quando foi inaugurado, o Quiosque estava aberto de terça a sexta, disponibilizando diversos tipos de tratamento, nomeadamente avaliação da tensão arterial, colesterol, glicemia, entre outros, tudo a um preço simbólico. Apesar de se destinar a toda a população, o principal foco eram pessoas com maiores dificuldades no acesso aos serviços de saúde.

Segundo se informa no site da ACA, a Junta asseguraria a atribuição anual de uma verba para a remuneração dos técnicos (médicos e enfermeiros) e o atendimento seria gratuito para os casos encaminhados pelos serviços de Acção Social da Junta. No ano passado, a JFSDB não renovou o protocolo e o Quiosque teve de fechar as portas.

Actualmente, existem quatro Quiosques da Saúde em Lisboa: Arroios, Alvalade, Alcântara e Cais do Sodré.f

opinião

Dê-nos a sua opinião

NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

REGRAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.fregues.pt reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.fregues.pt

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.